sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Directora Regional de Educação do Centro abandona funções

Directora Regional de Educação do Centro abandona funções
> Hoje (9-12-09) às 18:34
> Uma semana depois de tomar posse, a directora Regional de Educação do Centro abandonou funções. Contactada pela TSF, Beatriz Proença disse que cabe ao Ministério da Educação dar explicações sobre este caso. A directora Regional de Educação do Centro, Beatriz Proença, entrou em funções a 30 de Novembro e esta segunda-feira abandonou funções.
Oficialmente ainda não há explicações da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), que apenas confirmou à TSF que Maria Beatriz Proença já não foi trabalhar esta quarta-feira. Em causa está a escolha dos nomes para a equipa da nova directora. Ao que a TSF apurou houve uma tentativa de impôr os nomes da equipa que seria liderada por Beatriz Proença, supostamente nomes ligados ao Partido Socialista da região Centro. Um dos nomes era o do antigo governador Civil de Viseu, Alcídio Faustino para adjunto de Beatriz Proença, outro nome imoposto à nova directora era o de Helena Libório, que actualmente é directora-adjunta, ou seja, transitava da equipa anterior. Esta é a razão que explica a saída de Beatriz Proença, mas na Direcção Regional da Educação, fontes contactadas pela TSF, garantem que os motivos são outros e têm que ver com o facto de Beatriz Proença ter feito parte, nos últimos anos, da Inspecção-geral da Educação. Nessas funções Beatriz Probneça terá lidado com dossiers sensíveis sobre os quais teria agora que decidir.
Enquanto membro da Inspecção Geral há quem denuncie uma atitude persecutória em que Beatriz Proença determinou multas e penalizações a muitos agentes de educação locais, como Colégios com contratos de associação.
A TSF contactou Maria Beatriz Proença que recusou prestar declarações, remetendo qualquer explicação para o Ministério da Educação através de uma frase lacónica: «tudo o que disser o Ministério sobre este assunto, está bem dito, certamente».
Ana Catarina Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário