sábado, 25 de julho de 2009

Mais uma ideia GENIAL da CONFAP!!!!

E agora vem aí o alargamento da escola no 1º ciclo das 7h30 às 19h... leiam o que o Sr Albino apregoa como mais uma conquista, já com luz verde do ME:

"Na prática, o que a Confap propõe é que, entre as 7h30 e as 9h da manhã, as escolas ocupem as crianças com actividades lúdicas."
(...)
"No período de férias lectivas, as escolas deverão igualmente assegurar actividades para as crianças. "
(...)
"Haverá um júri responsável e as propostas podem incluir canto coral ou folclore, visitas a museus, visionamento de filmes...", especificou o presidente da Confap, para quem se trata, aliás, de assegurar a sobrevivência da escola pública: "Esta coisa de despejar a matéria e depois esperar que, em casa, os pais tenham literacia suficiente e computadores para ajudar os filhos a perceber as matérias tem que acabar, porque o mundo mudou e as escolas têm que se adaptar."

Então tomem lá e embrulhem!
Se pensavam que os pais, os avós e o resto da familia eram o principal agente educativo na vida das crianças... desenganem-se!
Não tarda temos a escola aberta aos sábados e domingos porque há pais e mães que também trabalham ao fim de semana e para não falar nos que trabalham por turnos... também daria jeito umas camaratas ...
Já agora e porque não pensar na ideia da escola-internato, tipo entra com 4 meses e sai quando estiver apto a trabalhar e viver autonomamente? Os "pais" podiam visitá-los durante esse período, claro! Desde que isso não perturbasse os seus afazeres... ou então também podiam acompanhar a evolução das suas crias por video-conferência.

Parece-me que há que debater não a escola, mas os pais!
Afinal o que é ser pai e mãe?
Que funções?Que afectos?

2 comentários:

  1. Pois expliquem o que é sermos pais quando temos de saír de casa antes das 8 horas da manhã e chegar depois das 6 da tarde.

    ResponderEliminar
  2. Aguardemos as consequências!
    Criem-se verdadeiras medidas para permitir às famílias um melhor acompanhamento dos seus filhos.

    ResponderEliminar